17 de junho de 2013

Rega da Horta

No último Sábado dia 15/06/2013, foi dia de rega, a primeira grade rega. Já tinha feito um pequeno ensaio na semana passada, para ver se tudo estava funcional. 

Para facilitar a tarefa e ao mesmo tempo economizar água uso os aspersores, torniquetes, ou bicos como são conhecidos por estes lados. 
Os aspersores são alimentados por um motor de rega a dois tempos, movido a gasolina e petróleo, com um débito de polegada e meia. 
O petróleo aqui usado é uma mistura específica das gasolineiras não é o petróleo que vulgarmente ouvimos falar quando sobem os preços dos combustíveis.
Nos últimos anos tem sido um pouco difícil encontrar petróleo, eu neste momento uso uma espécie de petróleo à minha maneira. Utilizo gasolina para que o motor de rega comece a trabalhar, depois abre-se a torneira do depósito do petróleo, o meu petróleo é uma mistura que eu própria faço, a três litros de gasóleo adiciono um litro de gasolina 95 e já está.
 Verifiquei que tenho de fazer alguns pequenos ajustes, pois algumas borrachas estão ressequidas e há perdas de água nas uniões das linhas dos aspersores, nada de difícil resolução.


Cuidados a ter quando se vai regar a horta:

Não se deve regar quando as plantas estão muito quentes, pois o choque térmico poderá causar lesões tipo escaldão.
Deve-se regar sempre ou no período da manhã, antes que o Sol esteja muito alto e quentes ou no período do final da tarde, quase noite quando já está a ficar um pouco mais fresco, pois desta forma a água vai-se entranhando mais na terra durante o período da noite evitando a evapotranspiração.
Há cuidados a ter com a rega variando de cultura em cultura, pois uma rega descuidado pode condenar a cultura.

Como reguei no período da manhã, reguei a horta toda, batatas, feijão, cebolo, alfaces, beterrabas, couves, espinafres, etc.

Na horta devemos saber que a máxima de Dar de beber a quem tem sede não se pode aplicar, deve dar-se de beber a quem tem sede quando as condições climatéricas o permitirem. 

6 comentários:

  1. your garden looks beautiful. Thank you for the tips for watering the garden. fantastic blog. Keep up the great work :D - from Mark Page - Shropshire UK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Mark Page - Shropshire UK.

      I will continue to give news about my garden. Thanks for the compliments.

      Eliminar
  2. Boa Noite
    Desde já os meus parabéns pelo excelente trato que dá ao quintal.
    Fiquei curioso com a sua mistura de 1 litro de gasolina e 3 de gasóleo. Não fica com a vela cheia de carvão e isolada? Pergunto isto pois o gasóleo tem menor poder de detonação.
    Já agora qual a marca do motor?
    Continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais deixe-me agradecer-lhe as sua palavras, muito obrigada. Tenho dois motores, um de marca Bernardo e outro Pachancho, acho que é assim que se escreve, pois são já tão velhos que não se vêm todas as letras, mas a minha mãe e avó dizem que são destas marcas. O motor que estou a usar neste momento e que já usei no ano passado, não lhe é retirada a vela já há algum tempo, inclusive passa o inverno no terreno e pegou muito bem no início das regas. Mas noto que há um aumento na quantidade de fumo libertado na combustão, contudo uso esta mistura há mais de 5 anos e os motores não se têm queixado.

      Mais uma vez obrigada.

      P. Tomaz

      Eliminar
    2. Boa tarde. Só agora vi a sua resposta. Entretanto experimentei a sua mistura e no meu viellers não trabalha muito bem 3gasoil1de gasolina. Neste momento estou com 2 de gasoil e 1 gasolina e assim já trabalha bem. Obrigado por ter respondido

      Eliminar
    3. Fico feliz e ter contribuído de alguma forma. Cada caso é um caso o meu motor já é velho e já está "adaptado" à minha mistura. Venho agora mesmo de regar as batatas, 45 minutos de rega, sem problemas.
      Cump.

      P. Tomaz

      Eliminar