20 de março de 2013

Diospiro, Diospireiro- Diospyros kaki

O dióspiro é o fruto do diospireiro (Diospyros kaki,  uma árvore da família Ebenaceae. O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus".

As espécies cultivadas para a fruticultura são o Diospyros kaki, o Diospyros lotus (ébano-verde, guiacana ou árvore-de-Santo-André) e o Diospyros virginiana (diospireiro-da-Virgínia).


É uma espécie cultivada em muitos países do mundo. Muito apreciada em Portugal, sendo cultivada um pouco por todo o país incidindo mais na região das Beiras. 



No Domingo à noite encontrei no meio de umas "tralhas" quatro sementes de dióspiro, nem todos os dióspiros trazem sementes, mas no ano passado encontrei várias.
Como era de se esperar tratei de as semear, coloquei-as durante algum tempo em água quente e lá as coloquei numa estufa improvisada, aproveitando a embalagem de um bolo - torta. Não tenho muitas expectativas pois a viabilidade das sementes pode estar comprometida. São sementes com mais de um ano e não foram acondicionadas correctamente. Claro que tenho esperança. Aguardemos...
 Imagem do diospireiro mais novo da horta ainda não produziu, acho que este ano, se o tempo ajudar, vai contribuir para a fruteira.
Este é o diospireiro mais velho da horta já produz há alguns anos. No último Outono não conseguimos ter muitos dióspiros pois as chuvas de granizo que tiveram lugar nos meses de Junho e Julho estragaram as flores e alguns frutos que foram caindo.
Tenho de o proteger com uma espécie de rede para que assim sobrevivam os frutos ao granizo e à investida dos pássaros.

5 comentários:

  1. Onde ha semente, solo, agua e luz ha a possiblidade de crescimento... Adoraria que postasse as novidades dessas sementes... Gostaria de ve-las crescerem! abracos

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Os dióspiros estão quase prontos a serem colhidos.
      As sementes acabaram por não vingar por causa de um problema de excesso de humidade.

      Eliminar
  3. Mas as sentes de dilapido teem que passar por água quente? É que tenho várias deste ano e gostaria de as semear e não sei como.

    ResponderEliminar
  4. as minhas sementes já nasceram agora a minha pergunta tem de ser enxertados

    ResponderEliminar