19 de fevereiro de 2013

Maracujá Banana - Descrição



Passiflora mollissima


Adquiri hoje umas sementes de Maracujá Banana, comprei a Adília Oliveira, quem estiver interessado pode enviar-lhe um email, adiliamoliveira@gmail.com. Aguardo a sua chegada para as semear...

Fica aqui alguma informação sobre a planta, adaptada do  original em http://www.reinoplantae.com.


Nomes comuns: Maracujá-banana (Banana Passionflower), Curuba (Colômbia e Bolívia), Parcha (Venezuela)
Origem da planta: Venezuela, Colombia, Peru
Família: Passifloraceae

Dificuldade de germinação: Fácil
Tempo de germinação: 7 a 20 dias
Taxa de germinação: 90%

Altura da planta: até 50 cm

Esta incrível variedade de maracujá é originária dos vales e montanhas dos Andes, desde o Peru até a Colômbia.

É uma trepadeira vigorosa, e cresce rapidamente até 6 a 8 metros de altura ou extensão.



Estes maracujás são muito aromáticos e com um sabor muito agradável. Podem conservar-se por vários dias após a colheita. Podem ser consumidos ao natural ou transformados em doces, sumos, sobremesas, etc.

Apesar ser uma planta originária de altitudes elevadas, adapta-se muito bem a altitudes mais baixas. Suporta temperaturas até -5˚C. É possível cultivar-se em Portugal e em diversas zonas do país.

Como proceder para  a Germinação das sementes:
- Deitar água morna sobre as sementes e deixar de molho durante 24 horas em água ou sumo de laranja e depois é só semear.
- Colocar as sementes enterradas a 0,5cm e manter húmido e quente.
- A Germinação pode ocorrer num intervalo de 10 dias ou 2 meses.


39 comentários:

  1. Tenho maracujá banana no quintal, Braga, e da-se muito bem. Tenho colhido frutos de bom sabor e tamanho. Consegui a planta através de sementes que me trouxeram da Madeira. Germina com muito facilidade. Não tem cuidados especiais, e dá muito fruto no segundo, terceiro ano.

    ResponderEliminar
  2. OlA. . .primeiro daros parabéns pelo blog,está brutal.. .e perguntar se essas sementes são muito caras. . . e qual a melhor altura para a muda para local deffinitivo? obrigado e boa continuação. . .

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rui Lopes. Ao que parece as sementes não são assim tão raras, aqui em Portugal há em muitas regiões pessoas a cultivar. Eu encontrei as sementes via net. Neste momento estou muito apreensiva pois já semeei por duas vezes e não consegui que germinassem. Continuo na expectativa. Disseram-me que a germinação era fácil e que a árvore frutifica com grande facilidade. Quanto ao tempo de se plantar a muda eu isso acho que depende do sitio onde foi semeada, acredito que se for possível devemos deixar num vaso maior pois em regiões mais frias é sempre possível proteger a planta dos Invernos mais rigorosos.

    Até outra hora.

    cump.

    P. Tomaz

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um fruto muito interessante e saboroso. Vá dando notícias do seu crescimento.

    Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
  5. Nossa! que maracujá exótico, não sabia da existência desse tipo.
    Muito obrigada pelas informações

    ResponderEliminar
  6. Hola, desearía conseguir algunas semillas de pasionaria, para sembrarlas en Madrid (España), las cambiaría por otras semillas de hortícolas que tengo, todas son semillas orgánicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pode enviar uma mensagem para smallgardenn@gmail.com com a sua morada e eu envio-lhe algumas sementes.

      Eliminar
  7. Semeei algumas sementes de maracujá que degeneraram em maracujá banana, que eu não conhecia nem sabia que existia.
    Semeei em vasos e transplantei 3 para lugar definitivo quando tinham cerca de 15 cm; cresceram muito e estou preocupado pois estão muito perto de uma ameixoeira e se eu deixasse já tinham invadido a àrvore, pois já desviei muitas pontas que se prenderam aos ramos.
    Começou este mês a dar flor e espero, pelo menos gostava, que houvesse frutos já este ano.
    Como combater doenças? Que cuidados ter? Tem de ser podada?
    Agradeço se alguém me souber responder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro, as minhas mudas ainda estão muito pequeninas a maior terá 10cm, por acaso transplantei-as hoje pois estavam duas num vaso muito pequenino. Não sei os cuidados a ter com este tipo de maracujá, parece-me que será muito semelhante às restantes passifloras. Pedro adorava que me enviasse uma foto do maracujá banana em flor, estou muito curiosa. Eu tentei por diversas vezes, semeava e ou não germinavam ou morriam passadas duas ou três semanas, por isso estas duas mudas que tenho trato-as como um verdadeiro "tesouro". Felicidades Pedro.
      Cump.
      P. Tomaz

      Eliminar
    2. A ameixoeira fica lindíssima com as flores do maracujá envolvidas entre as folhas. É uma trepadeira que não limita o crescimento da árvore de suporte

      Eliminar
    3. Pega bem por semente e também por mergulhia (deixar cair uma haste na terra, num local húmido - p. ex. debaixo da trepadeira)

      Eliminar
    4. Caro Pedro Silva:

      Sou autor de vários artigos, livros e cadernos sobre maracujás e essa degenerescência dos maracujás não existe. O maracujá roxo e os maracujás-banana, como a passiflora tarminiana são espécies diferentes, e de uma super-secção diferente, que nem sequer hibridizam entre si. Só pode nascer maracujá-banana se semear maracujá-banana. Pode consultar o meu blogue aqui:

      http://my-passiflora.blogspot.com

      Cumprimentos,

      João Franco

      Eliminar
    5. Boa tarde.
      Sabe onde posso arranjar sementes?
      Obrigado.

      Eliminar
  8. O maracujá banana nasce muito bem. Tem que ter um suporte, mas para além de ter um fruto que se consome bem maduro (em Portugal não é tão doce), tem uma flor maravilhosa que deslumbra qualquer um. Quem tiver uma árvore /arbusto sem interesse paisagístico, pode colocar um pé de maracujá a trepar. Tenho há vários anos esta variedade e da-se muito bem

    ResponderEliminar
  9. Tive 2 trepadeiras de maracujá-banana, deram flores lindíssimas, cresceram a uma altura de 4m e como tinha armação em ferro, espalharam-se pelo quintal, que ficou lindíssimo e muito florido. Nunca deram fruto, e ao fim de 4-5 anos morreram em 3 semanas. Começaram a secar. não sei se foi calor a mais. Tinha-as em Évora ( Alentejo). nunca consegui plantar uma muda, secaram sempre. Queria continuar a ter uma trepadeira maracujá-banana. onde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho em Montemor o Novo, tem anos em que dá muita fruta tem ano em que dá flor mas o fruto cai antes de formado nunca percebi porquê. Dura 3 a 4 anos e vão sendo substituidos pelos que nascem dos frutos que caem, o unico transplante que fiz foi o pé original que trouxe da Madeira.Tenho 2 outras variedades bem mais resistentes e que dão sempre muita fruta o roxo e o laranja.

      Eliminar
  10. Eu também tenho andado a fazer umas experiencias com maracujás, semeei algumas granadilhas também conhecidas como maracujá ananas, que germinaram bem, vamos ver se aguentam o frio, como vivo em Braga tenho algumas duvidas.
    Tenho algumas sementes de maracujá amarelo extraídas de um que comprei no mercado de Olhão, não as semeei porque, pelo que li são muito sensíveis ao frio e não iriam aguentar o inverno. Se alguém estiver interessado posso enviar por correio.

    ResponderEliminar
  11. Vivo em S. Miguel, Açores, e tambem tenho o prazer de ter o maracuja banana plantado na minha quinta. Dá uma flor linda, mas infelizmente não dá fruto.Por acaso alguem sabe o que podera estar a acontecer? Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Curiosamente ... o maracujá-banana tem flores masculinas, que só produzem polen, e flores femininas, que originam os maracujás. Não parece, mas tem. Se nenhum insecto transportar o polen das flores masculinas para as femininas, não nascerá fruto. Tens por isso que fazer esse trabalho, com um pequeno pincel de cerdas macias, desses utilizados na pintura com aguarelas, óleo etc. Se passares o pincel nos estames, verás que só algumas flores, poucas, aquelas que não têm a miniatura de maracujá ao centro, é que libertam polen. São as flores masculinas. As flores femininas, que irão originar o maracujá-banana, se forem fertilizadas, têm uma miniatura de maracujá na ponta, terminada por 3 hastes com bola na extremidade (estigmas). Se a tua planta não dá frutos é porque não aparece insecto que transporte o pólen de umas flores para as outras. Terás que o fazer tu, manualmente.
      Eliminar

      Eliminar
  12. Olá gosto muito do seu blog, seria possível me conseguir algumas sementes de maracujá, banana, eu sou da madeira por ISO eu conheço esse fruto muito saboro, gostaria tanto de algumas sementes.
    Muito obrigado. Espero resposta? Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Por favor, que tiver algumas sementes me ajudem a semear. Ficaria muito grato.

    Rivaldo de Azevedo
    razevedo98@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Eu ja comprei tantas sementes de maracujá banana, que ja perdi as contas.
    Se tiver alguem interessado em vender sementes ou mudas que realmente germinem, mande um email para mim.
    Auri Jorge
    armazem.decorar@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem do que fala, infelizmente. Depois de várias tentativas tenho duas pequenas plantas e neste momento arrisquei tentar a técnica da megulhia para ver se consigo obter novas plantas. Se eu conseguir sementes enviar-lhas-ei não sei é quando, talvez no próximo ano se as minhas plantas derem frutos as sementes que tinha não germinaram, logo não enviei a ninguém. cump. Paula Tomaz

      Eliminar
    2. Sou da zona de Pombal e tenho 4 tipos de maracujá que tenho tentado ver, se se adaptam ao clima. Os maracujás banana e granadilha deram flor , mas até ao momento o fruto ainda não vingou. Tenho 1 maracujá amarelo que plantei este ano e os comuns maracujás roxos que frutificaram bem este ano, apesar de serem novos. O maracujá banana e a granadilha propagam-se bem por estaca (experiencia própria). Cumprimentos, Hugo

      Eliminar
    3. O meu pé só deu fruto após 5 anos. Parece-me que os nossos insectos voadores ainda não são apreciadores das flores. eu polinizei algumas manualmente e deu resultado.

      Eliminar
    4. Olá!

      Os insectos não conseguem polinizar os maracujás-banana. No seu habitat são polinizados por colibris.

      João Franco

      Eliminar
  15. Viva!

    Viva!

    A passiflora da primeira fotografia é a passiflora tarminiana, as sementes provavelmente serão dessa espécie de maracujá-banana comum e não da rara passiflora molissima, ou melhor, da passiflora tripartita var. molissima. As flores da passiflora tarminiana são de um rosa suave e muitas vezes reflexivas, as pétalas e as sépalas abrem mais do que 180 graus.

    João Franco

    ResponderEliminar
  16. Ola. Deram-me uns maracuja banana. Vou tirar as sementes... Quando e a altura se semear?

    ResponderEliminar
  17. Desculpem que não é o tema da página....
    Também me deram um maracuja laranja. É comestivel? Quando devo semear as sementes?

    ResponderEliminar
  18. Sugiro que ponham as sementes numa mini estufa, tipo recipiente forrado com algodão humedecido e coberto com uma garrafa de plástico com alguns furos na base. Resulta sempre e é possível visualizar a germinação e só depois transplanta-la para o local definitivo.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns para o blog, queria saber se seria possível arranjarem me sementes?

    Julien

    ResponderEliminar
  20. olá a todos, deram-me os pés desse maracujá. é possível plantá-los em vasos grandes?

    ResponderEliminar
  21. Oi sou eliseu meu watssap e 55 9 9633 6842 compro e pago sementes de maracuja banana quem tiver me chame no watss

    ResponderEliminar
  22. Estive em setembro em Madeira onde conheci e experimentei o maracujá banana, trouce uma fruta e semeei , naceram muitos transplantei e agora vou prantar no local definitivo, espero que de frutos.

    ResponderEliminar
  23. Olá precisava de uma ajuda dos entendidos dos maracujá banana. Há cerca de 2 anos plantei as sementes e cresceram até agora com 2 metros de altura mas nunca deram flor Nem frutos o que se terá passado?

    ResponderEliminar